OMS – Relatório Global sobre Sistemas e Capacidades de Dados de Saúde (2020)

19/10/2021
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Não se combate algo desconhecido. O primeiro passo para superar a pandemia é mensurá-la e enxergar seus impactos. E para isso são necessários dados atualizados, abrangentes e interconectados em um sistema bem estruturado de informação em saúde. É o que aponta o “Global report on health data systems and capacity”, elaborado pela Organização Mundial da Saúde no último ano.

O estudo evidencia a necessidade dos dados para a elaboração de planos de ação públicos em prol da igualdade do acesso à saúde e mapeamento de fragilidades dos sistemas nacionais, e propõe cinco pilares fundamentais para que os Estados consigam suprir a demanda por dados, que nunca esteve tão latente. A metodologia “SCORE” envolve pesquisas (Survey) populacionais, Contagem (Count) de mortes e nascimentos, Otimização (Optimization) dos serviços de dados em saúde, Revisão (Review) do progresso e performance dos sistemas e Disponibilidade (Enable) dos dados para uso por agentes públicos.

O relatório é um importante lembrete da urgência por transparência e disponibilidade de dados na pandemia, em um contexto onde o Governo Federal tenta maquiar números e onde a subnotificação de casos e mortes ainda é um problema. Além do documento em PDF, a OMS também disponibiliza um dashboard interativo, no qual podemos ver como cada país desempenha em cada um dos eixos do SCORE.

Enviado por Paulo Henrique Andrade Silva

Relatório disponível em: <https://www.who.int/publications-detail-redirect/global-report-on-health-data-systems-and-capacity-2020>

Dashboard disponível em: <https://www.who.int/data/data-collection-tools/score/dashboard#/>

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin