GT Acordo

Relatório “The State of Climate Services 2021: Water” da World Meteorological Observation

16 novembro 2021

Relatório “The State of Climate Services 2021: Water” da World Meteorological Observation

Garantir o acesso à água requer estratégias urgentes, e nesse contexto a World Meteorological Observation, agência especializada da ONU para a cooperação internacional sobre o estado da atmosfera, terra e oceanos, produziu o relatório The State of Climate Services 2021: Water. Ele reúne as pesquisas de 20 organizações, entre agências de desenvolvimento e instituições científicas, e recomenda estratégias de enfrentamento da “iminente crise da água”, como dito pelo Prof. Petteri Taalas, secretário-geral da agência.

O relatório possui um caráter técnico em conformidade com o papel da agência de monitorar e informar dados para que eventuais metodologias de adaptação às mudanças climáticas possam ser estabelecidas. Assim, algumas recomendações do relatório, como o investimento na implantação de um sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos não consideram interesses políticos e corporativos, além de problemas sócio-econômicos dos países observados. 

Apesar disso, o relatório é importante para mapeio das regiões com maiores índices de estresse hídrico* e, de onde inferimos, poderão surgir crises sociais e econômicas em intersecção com problemas de saúde e sanitários. 

*Estresse hídrico: termo utilizado para designar situações onde o suprimento, acessibilidade e qualidade da água não são suficientes para as necessidades de uma região ou país.

Enviado por Raquel Chaves

Relatório “The State of Climate Services 2021: Water” da World Meteorological Observation: https://library.wmo.int/doc_num.php?explnum_id=10826

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments