GT Acordo

Coletivo de 290 cientistas clamam pela democratização da ciência através do novo acordo pandêmico da OMS

5 março 2024

Coletivo de 290 cientistas clamam pela democratização da ciência através do novo acordo pandêmico da OMS

Em artigo recente publicado na revista Nature, cientistas de mais de 36 países traduzem a importância do Sistema PABS (Acesso à Patógenos e Partilha de Benefícios) para a preparação, prevenção e resposta de novas pandemias.

O Sistema PABS, apresentado como proposta para o Artigo 12 do acordo, garantiria que cientistas de qualquer país pudessem compartilhar amostras e dados de patógenos através de uma rede global de laboratórios e repositórios credenciados junto à OMS. Como benefício disso, receberiam das farmacêuticas, doariam ou venderiam a preços acessíveis 20% de medicamentos ou vacinas para a OMS, que por sua vez distribuiria aos países conforme às prioridades de saúde públicas definidas. Além disso, é proposta também a criação de um fundo de desenvolvimento de capacidades para incentivar a produção cientifica e a transferência de tecnologia.

Sociedades profissionais, como a Sociedade Americana de Microbiologia, no entanto, se posicionaram de forma contrária à criação deste Sistema, sob o argumento de que tal iniciativa poderia restringir ou controlar o acesso e o uso das sequências genômicas. Nesse sentido, há uma crítica de que tal proposta para o PABS iria prejudicar a inovação e o “progresso” científico.

Entretanto, um grupo de 290 cientistas contraria esse argumento, endossando a proposta deste Sistema, pelo qual cientistas poderão partilhar dados de forma livre tanto dentro quanto fora das plataformas PABS, ampliando de forma democrática a capacidade de sequenciamento genético e investigação científica pelo mundo.

Nas palavras de Carlson et al,  “a propriedade intelectual, e não a partilha de benefícios, é a antítese da ciência aberta. Sonhamos com um mundo em que tais barreiras sejam desmanteladas para medicamentos que salvam vidas. Até esse dia, o Acordo Pandêmico oferece a última chance de evitar a repetição dos erros cometidos durante a pandemia de COVID-19.”

Para saber mais, acesse o artigo completo aqui.

Veja também