GT Acordo

EUA e China criticados por ONGs por bloqueio às negociações do acordo de pandemias da OMS

10 abril 2023

EUA e China criticados por ONGs por bloqueio às negociações do acordo de pandemias da OMS

Artigo de Kerry Cullinam, publicado no periódico “Health Policy Watch”, aponta que ONGs têm acusado os EUA de apoiarem proposta chinesa de impedimento à publicização das negociações de caráter textual do novo acordo de pandemias da OMS. De acordo com Cullinam, essas organizações têm argumentado que o bloqueio gera um precedente perigoso para formulação de normas no âmbito do multilateralismo.

Em carta aberta endereçara ao Secretário de Saúde dos EUA, as ONGs sublinharam que a exclusão do público mina a confiança no processo negociador ao mesmo tempo em que crescem os ataques à OMS e ao acordo de pandemias. Em contrapartida, o lobby da indústria farmacêutica seria capaz de obter o acesso ao texto em negociação, gerando assimetrias de informação e de influência que seriam inadequados para o estabelecimento de normas na saúde pública.

O texto completo do artigo pode ser acesso aqui.

A 5ª reunião do INB encerrou-se na última semana e estabeleceu o prazo de 22 de abril para a submissão de sugestões textuais, as quais serão compiladas pelo Secretariado da OMS para a produção de um relatório a ser apresentado à próxima Assembleia Mundial da Saúde, que inicia em 21 de maio. O grupo de redação do INB vai se reunir entre 12 e 16 de junho, e a próxima reunião do Órgão será entre 17 e 21 de julho. Como indica Cullinam, as negociações entraram na fase mais difícil e apertada em vista da preocupação com a linguagem e com o prazo estabelecido para o término do processo, previsto para maio de 2024.

Veja também