GT Acordo

5ª Reunião do INB terá como pano de fundo a perspectiva “One Health” e o combate a infodemia

2 abril 2023

5ª Reunião do INB terá como pano de fundo a perspectiva “One Health” e o combate a infodemia

Artigo de Kerry Cullinam publicado no periódico “Health Policy Watch” sugere que a 5ª reunião do Órgão Intergovernamental de Negociação (OIN ou INB, em inglês) deverá concentrar-se, prioritariamente, sobre questões atinentes à perspectiva One Health e ao enfrentamento à pandemia de informações falsas ou distorcidas. O INB vai se reunir a partir da próxima segunda-feira, dia 03 de abril, com duração de 4 (quatro) dias, em seguimento às tratativas da 4ª reunião do Órgão, encerrada em 03 de março de 2023.

A íntegra do artigo pode ser acessada aqui.

Cullinam aponta que umas das questões-chave para os negociadores será assegurar que a perspectiva One Health se torne central no acordo de pandemias. O tema foi elevado na agenda global depois de os líderes do chamado Grupo Quadripartite – composto pela OMS, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) – se reunirem pela primeira vez, na última semana, e declararem que a perspectiva deve funcionar com um princípio orientador de mecanismos globais, tais como o acordo de pandemias e o fundo pandêmico.

O artigo também discorre sobre a escalada da infodemia relacionada à afirmação de que o acordo de pandemias vai roubar a soberania dos Estados, que se disseminou juntamente com mensagens anti-vacinas contra a covid-19. Surpreende que essas ideias têm sido ventiladas nas redes sociais por personalidades como o magnata Elon Musk, dono do Twitter, onde tem mais de 130 milhões de seguidores, e por políticos de países europeus, da Austrália e dos Estados Unidos. Representantes da China e da Rússia já se manifestaram nesse sentido em diversos fóruns internacionais. Para contrapor essas ideias, o próprio Diretor-Geral da OMS prontificou-se a rebater as afirmações.

Veja também