GT Acordo

Podcast Chutando a Escada: Geopolítica e o passaporte da vacina

14 outubro 2021

Podcast Chutando a Escada: Geopolítica e o passaporte da vacina

Nesse episódio do podcast Chutando a Escada, Rafael Gomes França – doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade pela USP  – propõe diversas reflexões acerca da pandemia de covid-19 pela perspectiva das Relações Internacionais. Um dos principais temas abordados é a geopolítica da vacina, definida pelo acirramento das desigualdades políticas, econômicas e sociais entre os Estados proveniente da corrida pelas vacinas contra a covid-19. Rafael identifica dois grupos geopolíticos importantes: os países detentores de vacinas e da sua tecnologia e os países em necessidade delas. Para além disso, reflete sobre o papel da OMS e do multilateralismo e sobre a sua atuação junto à Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) na resposta à pandemia em estados e municípios. Enviado por Maria Eduarda Ogassawala Canever

Episódio do podcast Chutando a Escada disponível em: https://open.spotify.com/episode/5yh6Fpzv1ZwLSNBe58en2s?si=0b08c58e00574561

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anna Luiza Silva
2 anos atrás

O podcast é muito interessante! Outro ponto importante comentado pelo Rafael Gomes França é o passaporte da vacina como consequência da desigualdade no acesso ao imunizante.
O argumento do pesquisador suscita reflexões: a nível nacional o passaporte pode ter efeitos positivos, como estimular a vacinação; a nível internacional, por outro lado, pode criar uma barreira sanitária transfronteiriça, visto que diversos países não possuem doses suficientes.
Nesse cenário, um apartheid sanitário é estabelecido e o retorno seguro à “normalidade” parece mais distante, o que enfatiza a urgência da coordenação intergovernamental — inclusive para evitar o surgimento de novas variantes mais resistentes ao coronavírus.