GT Acordo

OPAS: OMS prioriza acesso a tratamentos para diabetes e câncer em novas Listas de Medicamentos Essenciais

13 outubro 2021

OPAS: OMS prioriza acesso a tratamentos para diabetes e câncer em novas Listas de Medicamentos Essenciais

No começo de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas edições de suas Listas Modelos de Medicamentos Essenciais e Pediátricos Essenciais, que buscam abordar as prioridades de saúde a nível global, identificando os medicamentos que proporcionam os maiores benefícios e que deveriam ter acesso democratizado. No entanto, o alto custo de tais tecnologias e a baixa disponibilidade, como dos patenteados e até dos mais tradicionais, ainda mantém alguns medicamentos essenciais inacessíveis para quem necessita deles. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, ressaltou que a inclusão de biossimilares (medicamentos similares à tecnologia biológica original, enquanto os genéricos são idênticos à tecnologia química original), como o medicamento biossimilar da insulina, ajudará a salvar vidas. Também foram incluídos medicamentos advindos de novos avanços no tratamento do câncer nos últimos anos, como alguns que têm como alvo características moleculares específicas do tumor, que por vezes oferecem resultados melhores do que a quimioterapia “tradicional”. Além disso, também estavam nas listas um antibiótico eficaz contra bactérias multirresistentes, antifúngicos de equinocandina para infecções fúngicas graves e anticorpos monoclonais para prevenção da raiva. Também foram incluídos dois medicamentos não baseados em nicotina, fornecendo opções alternativas de tratamento para pessoas que desejam parar de fumar. As decisões abrem a porta para a exploração de novas tecnologias e enfatizam a necessidade de se debater a democratização da saúde em todo o mundo. Enviado por Lucia Puglia

Notícia disponível no site da OPAS: https://www.paho.org/pt/noticias/1-10-2021-oms-prioriza-acesso-tratamentos-para-diabetes-e-cancer-em-novas-listas.

Outras referências:

Medicamentos Biossimilares. Pfizer. Disponível em: https://www.pfizer.com.br/sua-saude/biossimilares/medicamentos-biossimilares. Acesso em 12 de outubro de 2021.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments