GT Acordo

G1: Na ONU, Bolsonaro distorce dados sobre ambiente, economia e defende tratamento ineficaz contra Covid

22 setembro 2021

G1: Na ONU, Bolsonaro distorce dados sobre ambiente, economia e defende tratamento ineficaz contra Covid

A notícia do Portal G1 retrata os principais tópicos abordados pelo presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU, no dia 21 de setembro, em Nova York. São apontados fatos distorcidos quanto à política ambiental e uma suposta diminuição do desmatamento na Amazônia, a afirmação de inexistência de corrupção em seu governo e um excelente desempenho da economia brasileira durante seu mandato frente a outros países emergentes. No campo da Saúde, são destacadas as inverdades proferidas quanto à eficácia do tratamento precoce contra a Covid-19 e o posicionamento do presidente contra o chamado passaporte sanitário, que confere benefícios às pessoas que tenham se vacinado contra a Covid-19. Ao redor do mundo, suas declarações foram divulgadas e chamaram a atenção, negativamente. O Deutsche Welle, jornal alemão, chamou o presidente de “cético não vacinado”, o que inclusive quebra o procedimento indicado pela Assembleia para comparecimento no encontro, também foi destacado que a maioria da comitiva brasileira também não está vacinada e não pode, por exemplo, comer em restaurantes nova iorquinos durante sua estada. O jornal estadunidense Washington Post também ressaltou que o discurso de Bolsonaro estava mais preocupado em falar sobre sua performance política, como nos protestos do dia 7 de setembro, e a prosperidade do Brasil para o exterior do que retratar a situação e ações do país durante a pandemia. Enviado por Lúcia Puglia

Referências:

Na ONU, Bolsonaro distorce dados sobre ambiente, economia e defende tratamento ineficaz contra Covid. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/09/21/bolsonaro-discursa-na-76a-assembleia-geral-da-onu-em-nova-york.ghtml. Acesso em 22 de setembro de 2021.

Brazil’s unvaccinated Bolsonaro appears to break U.N. vaccine ‘honor system’ during address. Disponível em; https://www.washingtonpost.com/world/2021/09/21/brazil-bolsonaro-vaccine-un-general-assembly/. Acesso em 22 de setembro de 2021.

UN General Assembly: ‘The world must wake up’ – as it happened. Disponível em:
https://www.dw.com/en/un-general-assembly-the-world-must-wake-up-as-it-happened/a-59256072
Acesso em 22 de setembro de 2021.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments