GT Acordo

Folha: Facebook e Instagram derrubam live em que Bolsonaro associou Aids a vacina da Covid

26 outubro 2021

Folha: Facebook e Instagram derrubam live em que Bolsonaro associou Aids a vacina da Covid

Na última quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou um vídeo em suas redes sociais no qual volta a questionar a eficácia da vacina contra a Covid-19 e levantar dúvidas sobre sua segurança. Dessa vez, o presidente chegou a afirmar que existe uma relação direta entre a vacinação e o desenvolvimento do vírus da AIDS. Esta informação não apenas foi desmentida por cientistas e pesquisadores do mundo todo, como a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a importância da imunização para portadores de HIV.

Essa notícia relaciona-se diretamente com o curso de Saúde Global na medida em que exemplifica e dialoga com uma das principais perguntas que viemos fazendo nas últimas aulas: o que caracteriza o “desumano” diante de uma pandemia? Ao utilizar um documento reconhecidamente falso para atacar as vacinas e associá-las à AIDS, Bolsonaro atinge o ápice do que só pode ser entendido como a banalização do contágio e das mortes em massa por Covid-19 no país. Além disso, deixa evidente que, apesar de dispor dos meios materiais e humanos para promover uma resposta eficiente à emergência, opta de forma consciente e deliberada por não fazê-lo, desvalorizando a ciência e gerando desconfiança na população.

Portanto, é imprescindível que esses atos sejam percebidos como as atrocidades que representam, no mínimo desumanos, a fim de impedir que ideologias totalitárias continuem a se valer do aparelho de Estado para destruir massivamente as vidas humanas não apenas nesta, como em futuras crises sanitárias.

Enviado por Natan Zanini Falconi

Notícia de Renata Galf disponível na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/10/facebook-e-instagram-derrubam-live-em-que-bolsonaro-associou-aids-a-vacina-da-covid.shtml

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments