GT Acordo

Covid-19 e Desenvolvimento Sustentável: avaliando a crise de olho na recuperação

29 outubro 2021

Covid-19 e Desenvolvimento Sustentável: avaliando a crise de olho na recuperação

No final de setembro foi lançado no Brasil, em evento online, o relatório “Covid-19 e Desenvolvimento Sustentável: avaliando a crise de olho na recuperação”, fruto do trabalho colaborativo de especialistas do Pnud, Unesco, UNICEF e Opas/OMS. O estudo, que reúne dados e estatísticas de diversos órgãos nacionais e internacionais, faz um balanço de diversos indicadores sociais do país e recomenda medidas para incentivar a recuperação socioeconômica nos próximos anos.

O grande objetivo do relatório é analisar o preparo e a capacidade de resposta dos estados aos desafios que a pandemia trouxe, avaliando as desigualdades acentuadas entre os diferentes grupos sociais, a fim de guiar o país para uma rota de desenvolvimento sustentável e para o atingimento dos objetivos da Agenda 2030.

O relatório, que age como um importante aviso da necessidade de ações para evitar o aprofundamento das feridas sociais brasileiras no pós-pandemia, contempla medidas em prol do combate à fome, distribuição de renda, preservação ambiental, proteção social, integração regional, inclusão digital e equidade no acesso à saúde, educação e renda, além de destacar a necessidade de mecanismos mais eficientes de governança e de cooperação entre governo e setores privados.

Enviado por Paulo Henrique Andrade Silva

O estudo desenvolvido por Pnud, Unesco, UNICEF e Opas/OMS pode ser acessado em: <https://www.unicef.org/brazil/media/16086/file>

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments