A charge abaixo, do cartunista Drew Sheneman, foi publicada em julho deste ano, quando os Estados Unidos enfrentavam um aumento no número de casos de COVID-19 relacionado com a variante Delta. A charge ironiza os argumentos do grupo anti-vaxxer, que se opõem à vacinação, em particular à vacinação contra a COVID-19. Um destes argumentos alega que, tendo hábitos de vida saudáveis, o seu sistema imune pode te proteger. Nessa lógica, a vacina é uma proteção extra desnecessária e que pode trazer riscos.
A charge refuta esse argumento demonstrando a necessidade de proteções extras na vida em sociedade. Talvez o principal exemplo desta ideia está no uso de cintos de segurança, medida que impactou na prevenção de agravos à saúde da população causados por acidentes automobilísticos.
O impacto da charge está no exagero da noção de “proteção extra”, em que o cartunista utiliza um salto de paraquedas como exemplo de uma situação onde nosso sistema imunológico não é suficiente para a nossa proteção. No caso do coronavírus, responsável pela COVID-19, o sistema imunológico não é capaz de resistir espontaneamente ao vírus.
Enviado por Raquel Chaves
Charge de Drew Sheneman disponível em: https://tribunecontentagency.com/article/20210727edshe-b-tif/
Referências:
Healthline. Understanding Opposition to Vaccines. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/vaccinations/opposition>. Acessado em 15 nov. 2021.