BBC News Brasil: OMS anuncia que nova investigação pode ser a última chance de descobrir origem do coronavírus

14 outubro 2021

BBC News Brasil: OMS anuncia que nova investigação pode ser a última chance de descobrir origem do coronavírus

Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Um grupo composto por 26 especialistas de diversos países foi designado para investigar a origem do vírus detectado em Wuhan, China. Intitulado Grupo de Aconselhamento Científico sobre as Origens de Novos Patógenos, esses profissionais são responsáveis por analisar a trajetória do coronavírus e também de outros patógenos considerados de alto risco. A investigação envolve realizar testes nos residentes, realizar pesquisas em hospitais da região e investigar as primeiras mortes pelo vírus. 

Além disso, o grupo deve investigar se houve um acidente de laboratório que ocasionou a propagação do patógeno. Essa possibilidade é fortemente negada por Pequim e foi considerada “extremamente improvável” pelo grupo de especialistas que esteve na província em fevereiro. Entretanto, Tedros Adhanom Ghebreyesu, diretor-geral da OMS, revelou que houve falta de dados e de transparência por parte do governo chinês durante a investigação.

Segundo Maria van Kerkhove, técnica da OMS que lidera a força-tarefa, a urgência para realizar a investigação se deve à necessidade de realizar diversos testes nos residentes da província que foram contaminados em 2019.

Enviado por Mariana Rosa Santos

Notícia da BBC News Brasil disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58907051


0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin