GT Acordo

BBC News Brasil: OMS anuncia que nova investigação pode ser a última chance de descobrir origem do coronavírus

14 outubro 2021

BBC News Brasil: OMS anuncia que nova investigação pode ser a última chance de descobrir origem do coronavírus

Um grupo composto por 26 especialistas de diversos países foi designado para investigar a origem do vírus detectado em Wuhan, China. Intitulado Grupo de Aconselhamento Científico sobre as Origens de Novos Patógenos, esses profissionais são responsáveis por analisar a trajetória do coronavírus e também de outros patógenos considerados de alto risco. A investigação envolve realizar testes nos residentes, realizar pesquisas em hospitais da região e investigar as primeiras mortes pelo vírus. 

Além disso, o grupo deve investigar se houve um acidente de laboratório que ocasionou a propagação do patógeno. Essa possibilidade é fortemente negada por Pequim e foi considerada “extremamente improvável” pelo grupo de especialistas que esteve na província em fevereiro. Entretanto, Tedros Adhanom Ghebreyesu, diretor-geral da OMS, revelou que houve falta de dados e de transparência por parte do governo chinês durante a investigação.

Segundo Maria van Kerkhove, técnica da OMS que lidera a força-tarefa, a urgência para realizar a investigação se deve à necessidade de realizar diversos testes nos residentes da província que foram contaminados em 2019.

Enviado por Mariana Rosa Santos

Notícia da BBC News Brasil disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58907051


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments