GT Acordo

Fiocruz: As dificuldades na África na pandemia vão além da vacina, diz pesquisador da Fiocruz

18 setembro 2021

Fiocruz: As dificuldades na África na pandemia vão além da vacina, diz pesquisador da Fiocruz

Na última terça-feira (14), o diretor do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, John Nkengasong, chamou a atenção do mundo para um dado no mínimo desesperador: enquanto Europa e América do Norte já vacinaram praticamente metade da população com todas as doses prescritas pelos protocolos de vacinação (50,54% e 45,06%, respectivamente), a África apresenta apenas 3,77% da população totalmente imunizada*. Esse índice é muito inferior ao objetivo inicial de 60% pretendido pelas autoridades, e levou o atual diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, a afirmar que os países africanos foram “abandonados pelo resto do mundo”. É importante ressaltar que a distribuição dentro do continente também é desigual, sendo que Marrocos representa quase metade das doses administradas na África.

A situação é crítica e revela a necessidade de aumentarmos a capacidade de produção de vacinas, inclusive nos países em desenvolvimento, a fim de evitar um apartheid sanitário que, em muitos aspectos, pode já estar acontecendo, com o Norte sendo vacinado e o Sul ficando para trás. Por outro lado, as próprias críticas a esse apartheid, no caso da distribuição equitativa das vacinas, por exemplo, insere-se dentro de uma perspectiva colonial, no sentido da busca pela “bala mágica”, e se distancia dos principais problemas de Saúde Global, quais sejam o acesso a moradia, saneamento básico, trabalho digno e a formação de profissionais capacitados, para citar apenas alguns.

Nesse sentido, a entrevista a seguir, concedida pelo pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Augusto Paulo Silva, contribui muito para a discussão, ao ressaltar que as dificuldades dos países africanos em relação à Covid-19 não se resumem à vacina, sendo necessários também recursos para a logística de uma campanha de imunização, entre outras demandas. Enviado por Natan Zanini Falconi

Notícia disponível no Portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): https://portal.fiocruz.br/noticia/dificuldades-na-africa-na-pandemia-vao-alem-da-vacina-diz-pesquisador-da-fiocruz.

Referências:
*Source: Official data collated by Our World in Data. Disponível em:
https://ourworldindata.org/covid-vaccinations?country=OWID_WRL.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments