GT Acordo

“A comida ao redor”, episódio do programa Prato Cheio, podcast produzido pelo portal O Joio e O Trigo, com apoio do Instituto Serrapilheira

20 outubro 2021

“A comida ao redor”, episódio do programa Prato Cheio, podcast produzido pelo portal O Joio e O Trigo, com apoio do Instituto Serrapilheira

No programa de podcast “A comida ao redor”, o jornalista Guilherme Zocchio entrevista pesquisadores da área de Nutrição e Saúde Pública para elucidar o conceito de “ambiente alimentar”, que diz respeito à relação entre o espaço geográfico e a quantidade e qualidade da oferta de alimentos dentro deste ambiente. Esses espaços vêm sendo estudos há alguns anos por epidemiologistas, que observam de que forma o ambiente alimentar das populações influencia seus padrões de escolhas alimentares e, por conseguinte, seus padrões de saúde.
A cidade de São Paulo é apontada como um exemplo de metrópole onde coexistem pântanos alimentares (como a rede de metrô paulistana, onde há abundância de oferta de alimentos ultraprocessados, de baixo valor nutricional e alto valor calórico) e desertos alimentares (como bairros periféricos paulistanos, onde o acesso a alimentos, em especial os mais saudáveis, é escasso).
Nesse contexto, pesquisadores ressaltam que a qualidade dos ambientes alimentares reflete o abandono das políticas públicas e a dominação de agentes econômicos e seus interesses. Assim, a falta de acesso a opções fáceis e baratas de alimentos saudáveis no dia a dia é uma faceta importante do caráter coletivo das questões de alimentação e saúde, revelando que, frequentemente, não se tem muito espaço para liberdade de escolhas individuais.
O conceito de “ambientes alimentares”, abordado no programa, está relacionado aos determinantes sociais da saúde, já que as condições sociais e geográficas de acesso a uma alimentação de qualidade têm implicações cruciais sobre a saúde das populações. No caso das cidades brasileiras, o acesso facilitado a alimentos ultraprocessados vai de encontro às recomendações do Ministério da Saúde, que aconselha priorizar os alimentos in natura ou minimamente processados para se ter uma vida mais saudável. Essas distorções e desigualdades no acesso à alimentação são, portanto, fatores muito impactantes no cenário de Saúde Pública no Brasil.

Enviado por Luiza Piazza

Podcast:
O Joio e O Trigo. A comida ao redor, 2021. Disponível em: <https://ojoioeotrigo.com.br/2021/08/a-comida-ao-redor/>. Acesso em: 19 out. 2021.
Outras referências:
WHO. Social determinants of health, 2021. Disponível em: < https://www.who.int/health-topics/social-determinants-of-health>. Acesso em: 19 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília, 2 ed., 2014.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments