Índios mostram que saúde vai além de curar doenças

El pais

Área das casas na aldeia Nãsepotiti está sempre tomada de crianças de todas as idades. Maria Fernanda Ribeiro (Believe.Earth)

Material enviado e comentado por Daniela Ferreira Gomes de Matos (graduanda do IRI/USP)

Um texto de Maria Fernanda Ribeiro e Mariana Della Barba, publicado recentemente no Believe Earth e no jornal El País, aborda os impactos na saúde da tribo Panará de sua trajetória de 20 anos de exílio no Parque Indígena do Xingu e, posteriormente, dos 20 anos após o retorno à sua terra original.

Essa jornada começou quando os Panarás foram obrigados a sair de suas terras nativas na década de 70, quando a construção da BR-163 cortaria não só os estados de Mato Grosso e Pará, como também a terra na qual moravam os indígenas, levando doenças, muito sofrimento e mortes.

Após a tribo quase ser dizimada, sobrando apenas 70 integrantes, foram para o Parque Indígena do Xingu, no qual ficaram exilados cerca de 20 anos. Em sua estadia no Xingu, os Panarás aparentavam estar saudáveis, pois não apresentavam doenças, no entanto, não estavam satisfeitos com as diferentes condições de alimentação, caça, pesca e sua relação com a terra.

Em 2017, completadas duas décadas do retorno à Terra Indígena Panará, que fica em um trecho da Amazônia entre o Mato Grosso e o Pará, é possível atestar a melhora da saúde da tribo. Segundo o médico sanitarista Douglas Rodrigues, após o retorno, ele entendeu a razão da mudança: “Para eles, não tem saúde sem território. Não é só curar doença — é viver bem. Envolve a família, as relações, os rituais, a terra.”

Nesse caso, como apresentado no título da reportagem, não estamos nos referindo à saúde como somente oposto de doenças, mas também com a identificação com a terra nativa, a alimentação, os rituais, as tradições, e a felicidade e o bem estar da tribo.

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/19/politica/1524090359_469613.html

Outra reportagem relacionada à história da tribo Panará: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/18/politica/1524085918_162450.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s