O inventário contaminado da Bayer e hemofílicos de “Terceiro Mundo”

Material enviado por Vinicius Hosni (graduando do IRI/USP)

.

À época do início da epidemia de HIV/AIDS, a empresa farmacêutica Bayer optou por distribuir e vender a países sulamericanos e asiáticos, deliberadamente, um produto contaminado com HIV. Obtido a partir de uma amostra de sangue doado, o Fator VIII, é um fator de coagulação importante para o bem-estar de indivíduos hemofílicos. Casos de HIV/AIDS em hemofílicos foram então reportados em tais países. Documentos revelam que a intenção da empresa com essa ação anti-ética era desfazer-se de um inventário que era de grande custo, para que não perdesse lucros.
.
O site de notícias alternativas Version Daily divulgou, em setembro de 2015, uma reportagem sobre esse caso que pode ser visto como inusitado, mas que demonstra claramente o impacto negativo que pode advir da agenda lucrativa de empresas farmacêuticas, em oposição ao seu discurso de compromisso com a saúde pública. Torna-se essencial informar-se sobre tais acontecimentos não apenas por sua relevância histórica, mas porque são indicativos de tal incongruência discursiva, algo característico da conduta das farmacêuticas até hoje. Além disso, o caso, de profunda gravidade, continua pouco difundido.
.
A reportagem é ilustrada por um artigo acadêmico (“Blood Money: Bayer’s Inventory of HIV-Contaminated Blood Products and Third World Hemophiliacs”) publicado em 2014 na revista Accountability in Research, por Leemon McHenry & Mellad Khoshnood. O artigo explora a polêmica envolvendo a Bayer e detalha a má conduta ética nos relatórios divulgados pela empresa, propositalmente alterados para justificar a venda dos produtos contaminados para países então considerados “de Terceiro Mundo”.
.
 .
.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s