Enfrentando problemas ambientais no Brasil – por Maxime Ndecky

Sem sombra de dúvidas um dos maiores problemas enfrentada por vários países do mundo é a poluição ambiental, pois o fato de degradar a natureza traz serias consequências sociais, econômicas e principalmente problemas de saúde.

De acordo com as pesquisas, as atividades humanas são as principais causas da poluição ambiental. No Brasil, por exemplo, mais de 90% dos municípios sofrem algum problema ambiental, entre eles queimadas, desmatamento e muito mais. Segundo o IBGE, em cinco anos, houve aumento na poluição da água nos municípios, de 38% em 2002 para 42,7% em 2008. A degradação de áreas legalmente protegidas de 20, 2 % e 21, 6% mantiveram se praticamente inalterados.

Apesar do elevado índice de municípios com problemas ambientais, o IBGE afirma que apenas 18 7% dos municípios brasileiros dispõem de estrutura adequada para enfrentá-los. Portanto, percebe se a necessidade de o governo brasileiro investir cada vez mais para a redução dos problemas ambientais.

Em suma, é preciso o reforçar nas instituições de ensinos a importância da preservação da natureza para uma melhor vida para aqueles, que, ainda no futuro, estarão aqui tentando viver um belo amanhã.

Por Maxime Ndecky, graduando da USP e aluno da disciplina Saúde Global

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s