Quando cerveja não é álcool: por que publicidade da bebida é liberada no Brasil e provoca polêmica

O interessante artigo escrito por Fernando Duarte, da BBC Brasil em Londres, trata da decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária em considerar válida uma campanha publicitária de uma marca de cerveja que se utilizava de símbolos infantis, como o Papai Noel e seus elfos, durante o período de Natal no ano passado.
A matéria segue problematizando a relação entre publicidade de bebidas alcoolicas em percpectiva internacional, destacando que na França a Lei Evin (iniciativa do ex-Ministro da Saúde socialista Claude Evin) desde 1991 limita a publicidade de qualquer bebida com teor alcoolico superior a 1,2%GL. No Brasil, a Lei 9294/96 estabelece que “consideram-se bebidas alcoólicas, para efeitos desta Lei, as bebidas potáveis com teor alcoólico superior a treze graus Gay Lussac”. A maior parte das cervejas comercializadasno país não ultrapassa os 5 graus e, portanto, estão isentas da regulação proposta.
Por fim, é trabalhada a questão do apelo publicitário e o consumo de bebidas alcoolicas entre jovens de 12 a 14 anos, que dobrou entre 2006 e 2012. Sobre isso, é interessante transcrever a fala da psicóloga  Ilana Pinsky, do Centro Nacional de Estudos sobre Vício e Abusos de Substâncias, que relaciona a publicidade de bebidas e o público jovem:
“O que a gente vê é um esforço para conquistar a atenção dos segmentos mais jovens da população através de mensagens que glamourizam, sexualizam e, sobretudo, tentam normalizar o consumo de álcool. E isso não ocorre apenas com anúncios. Vem também em patrocínios de festas universitárias e investimento em esportes”.
Enviado por Daniel Almeida
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s