Direitos LGBTs piores do que uma ‘guerra nuclear’

Ao passo que no mês de junho vimos uma série de eventos ocorrendo em diversos países para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado no dia 28, há locais do mundo em que a criminalização das pessoas LGBT tem atingido seu ápice desde muitas décadas. “Em menos de dezoito meses”, inicia a reportagem da CNN, “ser gay na Indonésia tornou-se de tolerável a simplesmente perigoso”.

O ponto que eu gostaria de destacar neste assunto é que o avanço do debate sobre os direitos das pessoas LGBTs, embora não esteja necessariamente limitado ao ocidente, não ocorre do modo como a grande mídia noticia nos grandes países capitalistas ocidentais ou mesmo de maioria cristã/protestante. Inclusive no ocidente, LGBTs ainda morrem todos os dias simplesmente por existirem, mas, em algumas localidades do planeta, a violação aos direitos humanos ainda é amplamente subnoticiada.

Uma das frases que mais me marcaram na reportagem foi proferida pelo ministro da defesa do país, Ryamizard Ryacudu. “Em uma guerra nuclear, se uma bomba fosse jogada em Jacarta, Semarang não seria atingida. Entretanto, em se tratando dos direitos dos LGBTs, tudo que hoje conhecemos poderia sumir num instante; é perigoso”.

De acordo com a reportagem, a Indonésia, considerada hoje a maior democracia muçulmana no mundo, tem sido palco de crescentes ataques verbais às minorias. “Os indonésios gays estão exaustos e horrorizados”, afirma Kyle Knight, pesquisador do Observatório dos Direitos Humanos. “Mesmo os ativistas que eu conheço que fundaram os primeiros grupos lá em meados dos anos 80 dizem que nunca viram nada parecido com isso”.

Link da reportagem da íntegra:
<http://edition.cnn.com/2017/05/31/asia/indonesia-lgbt-rights/index.html>

Encaminhada por: Erika Uehara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s