Médico mexicano reidrata corpos dos mortos na fronteira com os EUA

Juárez é um dos principais pontos de entrada nos EUA. Localizada no México, a cidade é conhecida pelos seus altos níveis de violência, tráfico de drogas e tráfico humano, sendo as mulheres as principais vítimas dessa violência.

Uma notícia publicada no site da BBC Brasil aborda que, na década de 90, Juárez ganhou notoriedade pelo número impressionante de mulheres jovens desaparecidas. E, entre 2008 e 2011, foi a capital mundial de homicídios. Os corpos dessas mulheres são frequentemente encontrados em valas comuns, muitas vezes mutilados ou mumificados por causa das condições climáticas locais. Dessa forma, apresentam uma grande dificuldade de identificação por parte da família.

Buscando ajudar no reconhecimento dos corpos pelos familiares, Alejandro Hernández Cárdenas desenvolveu uma técnica própria de reidratação de corpos, que consiste na submersão dos mesmos em uma fórmula química criada por ele, que ajuda a revitalizar os tecidos mortos o suficiente para que seja possível identificar, por exemplo, cicatrizes, pintas, impressões digitais, tatuagens ou outros sinais que permitam o reconhecimento dos cadáveres e podem, até mesmo, dar pistas à polícia sobre as causas da morte.

​Alejandro Hernández financia a pesquisa com dinheiro do próprio bolso, trabalhando em seu tempo livre, pois, é oficialmente médico legista. Além disso, não há uma unidade de investigações sobre a técnica ou sobre as mortes ocorridas na região de fronteira com os EUA no laboratório em que trabalha. Na notícia em questão, ele aborda que espera maiores interesses pela pesquisa e pelo seu trabalho na revitalização dos corpos.

Fonte da notícia:

http://www.bbc.com/portuguese/internacional-40247204?ocid=socialflow_facebook

Enviado por Nathália Saffioti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s