WHO confirms Congo polio outbreaks in new eradication setback

A República Democrática do Congo sofreu dois surtos separados de poliomielite, informou nessa terça-feira a Organização Mundial da Saúde. Os quatro casos registrados nas províncias de Haut-Lomami e Maniema são os primeiros no país desde 2012. A confirmação dos surtos acontece menos de uma semana após a OMS informar que a pólio havia ressurgido na Síria, em uma área parcialmente controlada pelo Estado Islâmico.

Assim como no caso sírio, os quatro casos congoleses foram causados pelo poliovírustipo 2, derivados de vacinas circulantes e que emergem em áreas com cobertura de vacina irregular e saneamento inadequado, após a forma enfraquecida do vírus ser excretado pelas pessoas vacinadas. O vírus selvagem ainda circula no Afeganistão e no Paquistão, com um total de cinco casos relatados nesse ano.

Em seu relatório sobre o surto da doença, a OMS avaliou como alto o risco de uma maior propagação dessa variedade do vírus no território congolês e como médio o risco de disseminação internacional.

Desde 1988, quando do lançamento da meta de erradicação da poliomielite até 2000, os casos da doença diminuíram em mais de 99%, de cerca de 350 000 casos em mais de 125 países para 37 casos reportados em 2016. No entanto, a erradicação ainda não foi alcançada, na medida em que conflitos armados e instabilidade política são uma das barreiras à imunização contínua e afetam os países que mais recentemente foram afetados pela pólio.

Link para o relatório da OMS sobre o surto na República Democrática do Congo:  http://www.who.int/csr/don/13-June-2017-polio-drc/en/

Link para o relatório da OMS sobre o surto na Síria: http://www.who.int/csr/don/13-June-2017-polio-syrian-arab-republic/en/

Link para a notícia: https://www.reuters.com/article/us-congo-polio-idUSKBN1942P7

Enviado por Rebeca Lemos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s