Teenagers’ sleep quality and mental health at risk over late-night mobile phone use

Com base nos resultados obtidos pelo estudo “Mobile Phones in the Bedroom: Trajectories of Sleep Habits and Subsequent Adolescent Psychosocial Development” a reportagem aponta os riscos que os aparelhos celulares podem trazer aos jovens, principalmente em caso de uso excessivo próximo à hora de dormir ou ao longo da madrugada.

De acordo com a pesquisa, liderada por Lynette Vernon, da Murdoch University (Austrália), a prática de enviar mensagens, fazer ligações e acessar redes sociais antes do período de sono noturno, ou durante a madrugada, pode ser prejudicial à qualidade do sono dos jovens e, por extensão, ao seu bem-estar e saúde mental. A pesquisa, realizada com 1101 estudantes do ensino médio na Austrália, com idade entre 13 e 16 anos, entre os anos de 2010 e 2013, identificou que o uso dos celulares resultou na alteração do comportamento dos jovens na escola. Em geral, os estudantes apresentaram queda na autoestima, variações de humor e piora no desempenho escolar. Tais efeitos, por sua vez, desencadeariam nos adolescentes outros comportamentos, como a agressividade, reforçando os problemas com o sono.
Tendo em vista a forte presença dos aparelhos celulares na vida dos jovens atualmente, e os efeitos que seu uso desregrado pode gerar, a pesquisa sugere que os pais se atentem mais ao comportamento dos filhos. Para além de servirem de exemplo, os pais deveriam estimular um uso mais moderado dos aparelhos celulares, principalmente durante a noite, de maneira que as 10 horas de sono necessárias ao desenvolvimento saudável dos adolescentes sejam respeitadas.

Enviado por Diana Amorim

Link para a notícia: https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2017/may/30/teenagers-sleep-quality-and-mental-health-at-risk-over-late-night-mobile-phone-use

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s