Precisamos falar sobre a saúde das pessoas com deficiência

Uma notícia publicada no site da Revista Abril nos faz refletir sobre um assunto muito negligenciado na sociedade: a saúde dos deficientes. É importante analisar como a exclusão social e o desconhecimento dos potenciais e limitações dos deficientes fazem com que a própria deficiência seja vista como um fardo ou um problema sem solução, como a notícia aborda através da fala do fisioterapeuta Bertran Golçalves Coutino, professor da Faculdade Maurício de Nassau, e como a visão que a sociedade possui sobre os deficientes atinge, principalmente, o bem-estar físico e mental dos mesmos.
Quando se pensa em saúde mental, a inclusão/exclusão social é um fator muito presente, como, por exemplo, na mobilidade urbana. E, dentro desse contexto, a depressão é uma das doenças que mais apresenta risco para se desenvolver. Além disso, há a questão da saúde física, em que os deficientes encaram muitos desafios para encontrar locais onde praticar, por exemplo, um esporte adaptado. E o sedentarismo é prejudicial para qualquer indivíduo, porém, quando se pensa em deficientes, o impacto é bem maior, uma vez que normalmente apresentam comprometimento na circulação sanguínea, o que pode contribuir com o surgimento de feridas, como abordado por Débora Lourdes Martins, uma educadora física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.
Há, também, a saúde sexual dos deficientes, a sua relação o mercado de trabalho, o modo como essa relação o afeta, em termos de saúde e em termos econômicos. Porém, dentre todos esses pontos levantados, a inclusão/exclusão social está dentro de cada um, de forma que se torna necessário repensar as atitudes tomadas frente à essa população, buscando respeitá-los e apoiá-los em seus direitos, valorizando suas potencialidades, principalmente.
Enviado por Nathalia Saffioti Rezende
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s