Gates Foundation And Rotary Pledge Additional $450 Million To End Polio

A Fundação Gates e a Rotary prometem um investimento extra de 450 milhões de dólares nos próximos três anos a fim de erradicar a poliomielite até 2020. A quantia financiada será direcionada para a vacinação de crianças que ainda correm risco de contrair a doença, bem como para vigilância.
A erradicação da poliomielite é um desafio mundial desde 1988, e desde então, tem sido uma das áreas que recebe maior financiamento na saúde global. Hoje, o vírus só pode ser encontrado em três países, que são Afeganistão, Paquistão e Nigéria (onde nenhum caso foi diagnosticado até o presente momento de 2017).
Tal notícia, traz à tona o debate sobre o “Paradoxo da Polio”, muito bem descrito por Laurie Garrett em recente artigo publicado aqui no blog. Em resumo, parte considerável do dinheiro direcionado à polio é realocado pela Organização Mundial da Saúde, para diversas finalidades, desde pagar funcionários até financiar orçamentos em saúde de países em situação crítica. Segundo a autora, a polio tem sido a pedra angular da OMS.
Por mais que a erradicação da poliomielite seja algo desejável, levanta questões ligadas ao financiamento da saúde global. Ela pode representar tanto o fim de amplos programas de imunização infantil (que obtêm recursos a partir dos financiamentos de programas de polio), como se tornar o marco de mais um período financeiramente difícil para a OMS – especialmente com redução de gastos dos Estados Unidos na área de saúde global, e com uma possível não compensação por parte da Fundação Gates.
Enviado por Juliana Caires
Link:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s