“Who’s going to be the next leader of WHO?” – Laurie Garrett para Foreign Policy

Liberia Races To Expand Ebola Treatment Facilities, As U.S. Troops Arrive

Em artigo para a Foreign Policy, Laurie Garrett, senior fellow de Saúde Global para o Council of Foreign Relations, analisou o que estava em jogo na eleição para secretário ou secretária-geral da OMS, sendo que o candidato eleito foi Tedros Adhanom.

Uma mudança importante foi que cada país-membro pode votar em escrutínio secreto, contrariamente à escolha feita somente pelo executive board da organização. Em questão estavam as prioridades da OMS, abalada pela crise do Ebola em 2014, sendo que países pobres e ricos possuem demandas diferentes e divergentes capacidades de influenciar os rumos da organização. Além disso, deve ser levado em conta o grande poder da Fundação Bill e Melinda Gates sobre a organização, mesmo que não “formalmente”.

Tedros Adhanom venceu os candidatos David Nabarro (Grã-Bretanha) e Sania Nishtar (Paquistão). O eleito se destaca por ter o apoio dos membros da União Africana e pela defesa da criação de sistemas de saúde locais, um desafio no contexto político atual, inclusive dados os cortes em saúde por parte do governo Trump. Finalmente, o candidato não era a melhor opção, segundo Garrett, já que mais indicada seria a candidata paquistanesa que prometera não tentar uma reeleição.

Link para o artigo: http://foreignpolicy.com/2017/05/22/whos-going-to-be-the-next-leader-of-who/?utm_source=Sailthru&utm_medium=email&utm_campaign=Edpix%205-22&utm_term=%2AEditors%20Picks

 

Enviado por Vivian Kawanami.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s