“A solução para a saúde é combater a desigualdade”, diz cientista britânico

richard_wilkinson.jpg

Em um momento como o que vivemos atualmente, quando ouvimos declarações como a recentemente feita pelo Ministro brasileiro da Saúde, Ricardo Barros, de que a integralidade do nosso Sistema Único de Saúde não poder ser “tudo para todos”, e observamos cada vez mais o protagonismo de atores privados no campo da saúde, a questão da desigualdade social salta aos nossos olhos.

O epidemiologista e cientista britânico Richard Wilkinson, da Universidade de York, tem pesquisado sobre a associação da desigualdade social a indicadores negativos em saúde, e explica em entrevista à Época os mecanismos que geram tal correlação. Ele também alerta sobre a ameaça que o atual momento de crise vivido por diversos países do mundo – inclusive no Brasil – representa para o combate às desigualdades sociais, e como esse desequilíbrio afeta a saúde tanto de ricos como de pobres.

“Se quisermos reduzir as desigualdades sociais, precisaremos de movimentos sociais mais organizados.”, disse Wilkinson. 

Link para a notícia: http://epoca.globo.com/saude/noticia/2017/04/solucao-para-saude-e-combater-desigualdade-diz-cientista-britanico.html 

Enviado por Juliana Caires

Anúncios

Um pensamento sobre ““A solução para a saúde é combater a desigualdade”, diz cientista britânico

  1. Momentos de crise sempre são momentos em que os direitos são questionados. A saúde é um dos direitos que passa rapidamente a questionamento em momentos de instabilidades. Além disso, a desigualdade de renda condiciona enormemente a quais fatores de exposição cada indivíduo será colocado e também quais serão suas opções de profilaxia. Deste modo, os gradientes sociais de uma sociedade imprimem uma forte ligação com a sua saúde e qualidade de vida. Assim sendo, quando há uma melhora nos níveis de distribuição de renda tem-se necessariamente uma melhora nos níveis de saúde, já que as camadas menos favorecidas da sociedade deixam de ser infectadas e de expor o risco a todos de modo geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s