Corações mais saudáveis do mundo estão em povoado indígena da Bolívia, indica estudo

_95211996_apere3302003022.jpg

Todos nós, que vivemos em ambientes cosmopolitas e frenéticos, sabemos que nosso estilo de vida nos mata aos poucos: comemos alimentos ultraprocessados, não nos exercitamos o suficiente e vivemos sob constante estresse. Por que, então, aceitamos tal condição tão passivamente? Não teriam as populações indígenas nativas do ocidente – as quais foram e ainda são dizimadas e isoladas por serem ”atrasadas” e ”inferiores” – ensinamentos muito positivos para nos passar em relação à medicina preventiva? Essa matéria da BBC traz um estudo feito com índios da tribo tsimane, na Bolívia, que elucida como os hábitos simples e saudáveis desses indígenas os coloca no topo do mundo em matéria de saúde cardiovascular. Com base na leitura dessa matéria, pode-se trazer uma excelente reflexão sobre o que é o desenvolvimento que tanto se almeja e se ele realmente vale a nossa deterioração.

Link para a notícia: http://www.bbc.com/portuguese/geral-39308331

Enviado por Gabriela Crespo

Anúncios

Um pensamento sobre “Corações mais saudáveis do mundo estão em povoado indígena da Bolívia, indica estudo

  1. Muito interessante a matéria. Particularmente, considero a cardiologia uma área fascinante da saúde. Segundo relatório internacional divulgado em 2016, “As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa.” É flagrante que o modo de vida que temos nos grandes centros urbanos afeta diretamente nossa saúde, sendo que fatores sociais, como por exemplo rotinas estressantes, falta de tempo e cobrança excessiva em relação a um sucesso acadêmico, profissional e econômico promovem diretamente uma deterioração do nosso sistema cardiovascular. É fundamental que pesquisas, como esta apresentada na matéria, sejam fomentadas e divulgadas. O conhecimento acerca da saúde é essencial para que medidas profiláticas e tratamentos sejam desenvolvidos e aplicados.
    Link para o relatório:
    http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doencas-cardiovasculares&catid=845:noticias&Itemid=839

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s