Integração entre disciplinas no ensino de Relações Internacionais – Painel 12/8, sexta, no IRI/USP

IRI logoNo âmbito da “Semana de Relações Internacionais: A Graduação no IRI-USP”, ocorrerá o painel “Integração entre disciplinas no ensino de Relações Internacionais: experiências e perspectivas de interdisciplinaridade”, no dia 12 de agosto, sexta-feira, das 9h às 13h, no Auditório do prédio do IRI/USP.

Trata-se de um debate preliminar ao painel proposto por 8 professores do IRI ao 3o. Seminário de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). No evento da ABRI, em Florianópolis, o painel contará igualmente com a participação dos professores Dawisson Belém Lopes (UFMG), Flávio Cunha Rezende (UFPE) e Manoel Santos (UFMG).

O objetivo da iniciativa é contribuir com o ensino de RI em ao menos três aspectos: 1) difusão, valorização e fomento de experiências de integração de disciplinas na área de RI; 2) avanço na elaboração de metodologias capazes de aferir o êxito pedagógico dessas experiências, com ênfase em formas capazes de levar em conta a opinião de alunos no processamento dos resultados e no estímulo ao ensino por meio da pesquisa; 3) aperfeiçoamento das formas de articulação entre as disciplinas nos currículos de RI, potencializando os benefícios que a Ciência Política, o Direito, a Economia e a História podem trazer à formação do internacionalista, sem prejuízo de sua identidade própria. Leia aqui o resumo do Painel.

Comentaristas:

  • Profa. Dra. Michelle Ratton Sanchez-Badin, FGV Direito SP
  • Prof. Dr. Haroldo Ramanzini Jr., UFU, Coordenador da Área Temática de Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)

Programação:

9h-10h30

1) O estudo de caso como instrumento de integração entre disciplinas: experiências de ensino do Direito em cursos em Relações Internacionais (Deisy Ventura, Yi Shin Tang, Danielle Rached)

2) Da Multi para a Interdisciplinaridade: práticas de ensino em História e Política Internacionais para a Graduação em RI (Felipe P. Loureiro, Feliciano Sá Guimarães, Rossana Reis)

3) A integração entre disciplinas na grade curricular do Bacharelado em RI: o caso da Universidade de São Paulo (Daniela Schettini, Maria Antonieta D. T. Lins, Marislei Nishijima)

4) Pós-graduação em RI no Brasil – Anotações sobre sua institucionalização, Laís Forti Thomaz, Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) – em co-autoria com Tullo Vigevani (UNESP) e Lucas Amaral Batista Leite (FAAP)

10h20-10h40 – Intervalo

11h-13h Comentários e debate

Não são necessárias inscrições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s