Teses e dissertações produzidas no Brasil sobre o trabalho da ONU estão agora disponíveis on-line

ONU BR – O Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (IPRI) efetuou levantamento de 138 estudos acadêmicos realizados em diferentes instituições no país.

O levantamento foi feito no contexto dos 70 anos da ONU

No contexto da celebração dos 70 anos da Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (IPRI) efetuou levantamento das teses e dissertaçõesproduzidas em instituições de ensino superior no Brasil.

Com base nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Ministério das Relações Exteriores, foram identificados 138 trabalhos acadêmicos de pós-graduação, entre teses de doutorado, teses do Curso de Altos Estudos (CAE) do Instituto Rio Branco e dissertações de mestrado.

O levantamento realizado sugere que a maior parte da produção acadêmica sobre a ONU tem sido feita, desde a década de 1980, no âmbito do mestrado (61,4% do total de trabalhos identificados). Merece também destaque o número de teses elaboradas por diplomatas no contexto do CAE (23,4%), cujo volume de pesquisa sobre o tema supera o do doutorado (15,2%).

Quanto à localização institucional da investigação acadêmica, o Instituto Rio Branco desponta como principal entidade produtora de trabalhos sobre o tema (24% do total de trabalhos identificados), seguido pela UnB (16%), pela PUC-Rio (13%) e pela USP (8%). A área acadêmica predominante na pesquisa sobre a ONU é a das Relações Internacionais (65%), seguida por Direito (15%) e Ciência Política (10%).

O Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais pede a todos aqueles que identifiquem omissões no levantamento realizado que entrem em contato através do endereço: ipri@funag.gov.br

Clique aqui para ter acesso à lista de teses e dissertações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s