Conselho de Saúde Sul-Americano realiza XXI Reunião Extraordinária

baixa-site_555a4213849faFonte: Flávia Rodrigues/ISAGS A XXI Reunião Extraordinária do Conselho de Saúde Sul-Americano reuniu ministros de saúde e seus representantes em Genebra. O diretor executivo do ISAGS, José Gomes Temporão, lançou o terceiro livro do Instituto no evento.

O Conselho de Saúde Sul-Americano (CSS/UNASUL) realizou no último domingo (17), em Genebra, a sua XXI Reunião Extraordinária. Na ocasião, ministros de saúde e seus representantes debateram os posicionamentos comuns que serão apresentados na 68ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS). O diretor executivo do ISAGS, José Gomes Temporão, esteve presente no encontro.

Durante o discurso de abertura da Reunião, o presidente pro tempore do CSS/UNASUL, o ministro de saúde pública do Uruguai Jorge Basso, apresentou um informe geral sobre os trabalhos realizados desde o início de sua gestão à frente da PPT e ressaltou a importância da inserção do bloco na agenda de saúde global e de desenvolvimento. Basso ainda destacou os esforços do Conselho em prol da convergência das políticas regionais de saúde na América do Sul e comunicou a elaboração de um plano estratégico para o bloco até 2020. No pronunciamento, o ministro recordou os 20 anos da Declaração de Beijing que trata da desigualdade de gênero no acesso à saúde.

No decorrer do encontro, o ministro de saúde do Brasil, Arthur Chioro, exaltou o posicionamento comum do bloco, e o comprometimento do país com o Conselho de Saúde. “Temos problemas comuns, mas temos capacidade para encontrar soluções comuns na América do Sul. Devemos caminhar juntos e ampliar os nossos diálogos”, disse. O ministro informou que durante a Assembleia o país promoverá um painel sobre Nutrição, e em novembro realizará, no Brasil, a II Conferência Mundial Ministerial sobre Segurança Viária. O evento terá, entre outros objetivos, fazer uma avaliação do trabalho conjunto das nações tanto na UNASUL como no MERCOSUL.

Dentre os outros eventos paralelos à programação principal da AMS, a Colômbia informou a realização de debate sobre a saúde pública para enfrentamento dos problemas das drogas, com participação do diplomata africano Kofi Annan, e o Chile anunciou evento a ser promovido em parceria com o Brasil, Colômbia e a Nova Zelândia, para tratar da questão dos medicamentos de alto custo nos países. O ministro de saúde pública da Argentina também se mostrou alinhado com os demais países para tratar sobre o impacto do alto preço dos medicamentos no sistema público de saúde. Na ocasião, a Venezuela, país que assumirá em 2016 a Presidência Pro Tempore do Bloco, se comprometeu a continuar o trabalho para garantir o acesso universal, equitativo e integral à saúde no bloco.

No final dos pronunciamentos, o diretor executivo do ISAGS, José Gomes Temporão, lançou o terceiro livro do ISAGS “Atención Primária de Salud en Suramérica”. A obra proporciona um panorama inédito na região, através da identificação de experiências exitosas, desafios e tendências, e pretende estimular a formulação de estratégias que tenham a APS como eixo fundamental na concretização dos sistemas universais de saúde. Para o presidente Jorge Basso, o livro será uma “publicação de interesse para a tomada de decisões”, em matéria de atenção primária.

Ao longo do lançamento o diretor executivo do Instituto, José Gomes Temporão,  também transcorreu sobre algumas questões relacionadas ao Instituto, dentre elas o avanço das negociações para a provação do Acordo de Sede do ISAGS e da instalação de um escritório de vínculo do Instituto na nova sede da Secretaria, na cidade Mitad del Mundo, Equador. Segundo informações divulgadas pela PPT, a próxima reunião ordinária do CSS acontecerá em setembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s