OMS mantém ebola como emergência de alcance internacional

Comitê considera que risco de um contágio internacional está caindo.
Em 15 meses, ebola infectou 25.550 pessoas, das quais 10.587 morreram.

Imagem de 2 de março mostra funcionário preparando colega com roupa de proteção contra o ebola em clínica de Makeni, em Serra Leoa (Foto: Michael Duff/Associated Press)

Imagem de 2 de março mostra funcionário preparando colega com roupa de proteção contra o ebola em clínica de Makeni, em Serra Leoa (Foto: Michael Duff/Associated Press)

G1/Bem Estar – O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou nesta sexta-feira (10) que a epidemia de ebola na África Ocidental continua sendo uma emergência sanitária de preocupação internacional, por isso que todas as recomendações para evitar sua expansão estão mantidas.

Em entrevista coletiva, Bruce Aylward, principal responsável da OMS para a epidemia de ebola, disse que “ainda existe um risco real” de expansão da doença e que esta vai continuar até “que cheguemos a zero casos”.

Apesar desta precaução, o Comitê considera que o risco de um contágio internacional está caindo. Isto acontece porque cada vez há menos casos, e porque os três países envolvidos – Guiné, Libéria e Serra Leoa – continuam aplicando controles estritos de saída.

Os membros do Comitê decidiram que, perante esta situação, as recomendações estabelecidas há mais de um ano estão mantidas.

Ou seja, evitar o contágio no interior dessas nações, manter os controles de saída e impedir que os doentes deixem o país a menos que seja em uma evacuação que cumpra com todas as medidas de segurança.

O Comitê voltou a criticar aqueles países que mantêm medidas que vão além das recomendações do organismo, como a quarentena das pessoas que retornaram das três nações mais afetadas, a anulação de voos provenientes desses países e a rejeição de cidadãos dessa região. Em 15 meses, a epidemia de ebola na África Ocidental infectou 25.550 pessoas, das quais 10.587 morreram.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s