Cercos contra Ebola fazem OMS socorrer 1 milhão com alimento

Estadão – Jamil Chade

Liberiano observa o corpo de um homem suspeito de ter morrido por causa do Ebola (Abbas Dulleh/AFP)

Liberiano observa o corpo de um homem suspeito de ter morrido por causa do Ebola (Abbas Dulleh/AFP)

Há pelo menos 4 zonas de quarentena na África Ocidental; em uma delas, na Libéria, Exército é orientado atirar em quem tentar furar

GENEBRA ­ – A Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia que terá de abastecer com comida 1 milhão de pessoas mantidas em zonas de quarentena nos países africanos afetados pelo vírus do Ebola. Dados divulgados nesta terça­feira, 19, em Genebra apontam que os números de mortos e pessoas afetadas continuam aumentando e, para a OMS, o estabelecimento dessas zonas de quarentena são “fundamentais”.

“É importante conter a doença. Se isso acontecer, ganhamos a guerra”, declarou a porta­voz da entidade, Fadela Chaib. Ela admite, porém, que a ONU jamais foi obrigada a alimentar 1 milhão de pessoas por conta de um surto de doença.

Pelo menos quatro áreas foram isoladas na Serra Leoa, na Libéria e na Guiné. No caso liberiano, as Forças Armadas foram instruídas a atirar em quem tentar escapar. Cordões sanitários foram estabelecidos em Guéckédou, na Guiné, Kenema e Kailahun, na Serra Leoa, e Foya, na Libéria.

A OMS insiste em defender a medida e garante que a restrição não é uma contradição em relação ao fato de que não recomenda que viagens sejam banidas Ebola sobe para 1.145 para esses países. Mas insiste que as pessoas mantidas nessas regiões precisam ser alimentadas e o abastecimento de água deve ser garantido.

Segundo a OMS, as mortes por Ebola na África Ocidental subiram para 1.229. O número representa mais de 50% do total de casos detectados. Ao todo, 2.240 pessoas foram infectadas na Guiné, na Libéria, na Nigéria e na Serra Leoa. Os números incluem 84 mortes entre 113 novos casos reportados entre 14 e 16 de agosto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s