OMS não aconselha restrições a voos por risco de ebola, diz entidade

G1 – (Reuters) Associação aérea se posicionou após infectado voar da Libéria à Nigéria.
Mais de 1,2 mil casos foram registrados; 672 pessoas morreram.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda restrições de viagens ou fechamento de fronteiras devido ao mais recente surto de ebola, e afirmou que haveria baixo risco de contágio caso um passageiro infectado voe, disse a associação internacional de companhias aéreas, a Iata, nesta quinta-feira (31).

Segundo o balanço mais recente da OMS, divulgado no último domingo (27), foram registrados até agora 1.201 casos de ebola na África Ocidental, com 672 mortes. Os países mais afetados Guiné, com são 427 casos e 319 mortes, Libéria, com 249 casos e 129 mortes, e Serra Leoa, com 525 casos e 224 mortes.

A entidade divulgou um comunicado depois de consultar a OMS e a agência de aviação da ONU, a Icao, sobre o caso de um homem que morreu de ebola após viajar de avião da Libéria para a Nigéria, com escala em Lomé, no Togo.

“No raro caso de uma pessoa infectada com o vírus ebola ser transportada por via aérea, sem que se saiba, a OMS esclarece que os riscos para outros passageiros são baixos”, disse a Iata em um comunicado.

Segundo a associação, o Ebola só é transmitido quando pacientes apresentam sintomas severos. O ebola começa com febre, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e dor de garganta, e evolui para vômito, diarreia, deficiência renal e do fígado e, por fim, hemorragia interna e externa.

“É altamente improvável que alguém com tais sintomas se sinta bem o suficiente para viajar”, afirmou a Iata.

Um posicionamento anterior da Icao dizia que a OMS ainda estava considerando revisar suas recomendações sobre análise de passageiros e acrescentou buscar uma avaliação da Organização Mundial do Turismo e do Conselho Aeroportuário Internacional.

Uma autoridade da OMS informou que pode haver a possibilidade de mudar seu parecer sobre o rastreamento de passageiros, dizendo: “Vamos atualizar nossa dicas de viagem nos próximos dias. Poderá não haver nenhuma alteração, poderá haver uma pequena modificação, que poderia ser uma revisão, vamos ver.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s