Brasileira vai chefiar ação da OMS contra tabagismo

Vera-LuizaRFI – Patricia Moribe

A brasileira Vera Luiza da Costa e Silva assume, a partir de junho, a chefia do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, em Genebra, por um período de quatro anos. Epidemiologista formada em Medicina pela Universidade de São Paulo, ela é coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Publica (Fiocruz). Vera Luiza elogia as políticas contra o tabagismo no Brasil, mas denuncia o lobby da indústria junto ao Judiciário.

O Brasil presidiu as negociações da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco, negociado por 194 países durante quatro anos (1999-2003), diante do amplo reconhecimento dos grandes danos sanitários, sociais e econômicos provocados pelo cigarro. Além disso, os resultados nacionais são exemplares: o número de adultos fumantes no Brasil caiu 20% em seis anos.

“O Brasil sempre teve criatividade nessa área e houve um esforço político muito grande, transpartidário, com a adoção de várias medidas antes que o próprio tratado fosse aprovado”, conta a especialista. “Mais que bom aluno, o Brasil foi um bom professor”, acrescenta Vera Luiza.

Trabalho em grupo

Ela explica que uma das funções da Convenção-Quadro é apoiar os países na transformação de tratados internacionais em leis locais. “Isso faz com que os países comecem a trabalhar colaborativamente na luta contra o consumo mundial, pois um país sozinho não dá conta de resolver questões como contrabando, que depende de acordos diplomáticos”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s