OMS cria comitê de emergência para se preparar contra coronavírus Mers

Terra – A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a criação de um comitê de emergência, composto por especialistas internacionais, como preparativo para um possível agravamento da epidemia do chamado coronavírus do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês), que já matou 40 pessoas, disse um especialista em gripe da entidade nesta sexta-feira.

 

Keiji Fukuda afirmou que não há atualmente nenhuma emergência nem pandemia, mas os especialistas vão definir orientações para o caso de um repentino aumento no número de casos. Até agora, a maioria dos casos de Mers foi registrada na Arábia Saudita, que recebe anualmente milhões de muçulmanos na peregrinação do haj.

 

“Se no futuro virmos algum tipo de explosão ou se houver um grande surto, ou se acharmos que a situação realmente mudou, já teremos um grupo de especialistas do comitê de emergência em velocidade total, então não teremos de passar por uma íngreme curva de aprendizado”, afirmou Fukuda.

 

Essa é a segunda vez que a OMS estabelece um comitê de emergência conforme regras aprovadas em 2007, anos depois da epidemia de Sars (síndrome respiratória aguda grave) em 2002. O comitê anterior foi estabelecido para responder à pandemia do vírus H1N1, em 2009.

 

Reuters

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s