OMS afirma que a nova gripe H7N9 é uma das mais letais já vistas

Segundo a CNN, a Organização Mundial da Saúde alertou nesta quarta-feira que a nova gripe aviária é uma das mais letais detectadas nos últimos anos. “Este novo vírus é incomumente perigoso para humanos”, disse em Pequim o diretor-assistente da OMS Keiji Fukuda. “Definitivamente é um dos vírus de influenza mais letais que já vimos até hoje”. A afirmação alarma a população em um contexto em que ainda há pouca informação sobre o alcance da doença, as causas de vírus e sobre a fonte de exposição. Ainda não há nenhuma indicação de que pode ser transmitida entre pessoas, o que por hora afasta a hipótese de uma epidemia; mas tanto as vias de transmissão de animais para humanos e de humano para humano estão sendo investigadas.
Nesta situação, não é possível deixar de se fazer uma analogia com o surto da gripe H1N1 em 2009, no qual a declaração da OMS de que esta se trataria de uma ESPII e a elevação de sua categoria de fase 5  para fase 6, mostraram-se desmedidas. As consequências de tais afirmações, além das balanças comeciais negativas devido à diminuição do consumo de carne de porco, incluem gastos excessivos por parte dos Estados na prevenção da doença. No caso recente, espera-se que a periculosidade do vírus trate-se mais uma vez de um exagero da OMS (Julia Yuri).
Ver também no New England Journal of Medicine de hoje Preliminary Report: Epidemiology of the Avian Influenza A (H7N9) Outbreak in China
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s